Ainda é possível encontrar gente com bom senso!

quinta-feira, maio 04, 2006

A Coalizão Canadense de Criadores de Música (CMCC) foi fundada por artistas que discordam do posicionamento atual dos defensores dos direitos autorais a respeito da forma como estão sendo rep

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI989182-EI4802,00.html


A Coalizão Canadense de Criadores de Música (CMCC) foi fundada por artistas que discordam do posicionamento atual dos defensores dos direitos autorais a respeito da forma como estão sendo representados e com que seu público está sendo tratado. Os músicos consideram que a abordagem atual do problema representa o ponto de vista dos lobistas da indústria mas não o dos artistas.

O grupo, formado por famosos artistas e grupos canadenses, tais como Avril Lavigne, Sarah McLachlan e Barenaked Ladies, afirma em seu manifesto entre outras coisas que "fãs que compartilham música não são ladrões ou piratas" e que partilhar música é algo que acontece há décadas, informa o site P2Pnet.

Os artistas defendem que processar seus fãs não é uma boa idéia, que travas digitais são perigosas e contraproducentes e que as políticas culturais deveriam ser sobre apoiar a cultura e não um interesse financeiro. O anúncio segue a notícia de que o selo musical de Avril Lavigne está ajudando a pagar pela representação legal de um fã que foi processado pela RIAA.

É sabido que a indústria musical quer apenas proteger o seu negócio de vender música. Estas empresas não fazem música e sua discussão não é sobre proteger direitos autorais dos autores, e sim preservar os lucros de seus empreendimentos. A indústria de discos tem a reputação histórica de dificultar aos artistas ganhar dinheiro de forma justa com sua música. É um passo importante neste debate o fato de cada vez mais músicos declararem que os pontos de vista defendidos pela indústria não representam os deles.

Leia detalhes do manifesto "A New Voice" no site da CMCC, em musiccreators.ca

fonte: www.terra.com.br/tecnologia

0 comentários: