Numa rilex, numa tranqüíla, numa boa...

sexta-feira, março 31, 2006

O disco Tim Maia Racional, gravado em 1974, depois de quase 20 anos fora do catálogo, retorna em abril às lojas.

Na vida de Tim Maia o "sex, drugs and rock'n'roll" em excesso fazia parte da mais trivial e prosaica rotina. Contudo, em meados da década de 1970, Tim viveu um relativo períodode "tranqüilidade" quando se converteu à Cultura Racional, um grupo que acredita no conhecimento racional da realidade para explicar os fatos da vida e promover melhorias nos indivíduos.

Acompanhado por uma orquestra de soul e com batidas funk pesadas, o cantor nos guia por
meio das músicas pelos caminhos de sua própria história e sua epifania:

Já senti saudade/ Já fiz muita coisa errada/ Já dormi na rua/ Já pedi ajuda/ Mas lendo atingi o bom senso: a Imunização Racional

O disco possui, obviamente, um tom proselitista, são explicadas a relação do cantor com a Cultura Racional, que não se trata de uma seita ou religião, e sim um caminho para a verdade, para reponder todas as perguntas da existência humana, a "luz da humanidade", baseado essencialmente num conjunto de livros conhecidos como Universo em Desencanto. O disco marca um início de um nova fase profissional e pessoal para Tim Maia, quando ele se afasta do modelo fonográfico mais comercial e promove incursões na black music mais pesada, também conhecida como deep funk. Lançado de forma independente pela primeira gravadora dele mesmo, a Seroma - Sebastião Rodrigues Maia -, nunca foi relançado, e um dos principais motivos, além do baixo apelo comercial é o fato do cantor ter se afastado do Mundo Racional.
Hoje, mais de 20 anos depois de seu lançamento original, Racional, ganha seu devido reconhecimento no cenário e na história da música pop brasileira e está sendo relançado pela Trama, devendo chegar as lojas ainda no início de abril.

O disco além de remasterizado, possui como bônus, a gravação do LP original.

Abaixo selecionei alguns trechos da pregação de Maia.

"Read the book/ The only book/ Universe in Disenchantment/ And you’ll know the Truth"

"Ouçam todos/ Vamos contar a coisa mais importante que já ouviram na vida/ Nunca ouviram isso antes:/ Viemos de um supermundo, de energia racional/ E vivemos num antimundo, de energia animal/ Leia o livro, o único livro, Universo em Desencanto/ E vais saber a verdade".

"Eu tive que subir lá no alto para ver Energia Racional/ A verdadeira luz da humanidade"

Confira mais no site da Trama

0 comentários: