Dona Bethânia completa 60 anos

segunda-feira, junho 19, 2006


A cantora Maria Bethânia completa 60 anos, recebe o título de cidadã soteropolitana e tem toda a sua discografia relançada pelas suas antigas gravadoras numa iniciativa pioneira no Brasil, prepara novo CD e DVD cujo tema gira em torno da paixão que é nutrida pela água, além do lançamento do documentário "Música é Perfume" em vídeo.
A cantora que se converteu em entidade da cultura brasileira e, sobretudo, baiana - a Oyá-Bethânia, conseguiu a proeza de depois de mais de 40 anos de carreira manter o frescor do início atrelado a maturidade que só mesmo o "tempo, tempo, tempo, tempo" consegue conferir: a voz está mais mansa, a performance continua forte, contudo mais serena, muitas músicas se inventam e se reinventam. A atualização do trabalho é para muitos um dos pontos negativos de sua carreira, contudo este missivista da província da Bahia não só não vê problema como acha imprescindível revisitar e reinventar a vida. Já disse Borges que mais importante que ler é reler. Mais importante que fazer, então, é desfazer e refazer, e que a cantora apresenta na música "Nossos Momentos" ("A força que se espalha de alguns movimentos/ que sei desfazer refazer"). Agora é possível para muitos admiradores da música pop brasileira uma das raras oportunidades de conhecer e completar a discografia de uma cantora que partiu de musa da contra-cultura e da performance inovadora, forte e teatral que misturava, ainda, o kitsch ao cult, da andorginia e do sincretismo religioso, até o posto de grande ícone da música pop brasileira.

Você pode até não gostar, pode achar brega, dramática, ultrapassada, enfim, mas há que reconhcer a importância e a contribuição que nos deu Bethânia, tanto para a música quanto para a cultura brasileira que

Hoje não vou colocar disco para download, estou sem tempo para fazer upload, mas deixo uma letra de um música composta por Wally Salomão, o grande poeta, e que me faz muita falta, e Caetano Veloso, que dispensa comentários, gravada por Bethânia em 1992 no disco homônimo, gravado e lançado, inclusive, a contra-gosto da gravadora num esquema meio independente.

Olho D'água

Por entre avenca feto e taquara-poca
No seio limo da mata ciliar
Corre arregalada a matéria prima essencial
O vero olho da terra é um cristal d'água
E não há no reino mineral
Nehnhum poder de terra que estanque
O jorro das gotinhas
Rasgando as entranhas da terra
Sedentas por ver o sol
Sedentas por ver o sol
Sedentas por ver o sol
Secas por vê-lo

Dourar o vale e a serra
Pupila iris pálpebra retina
Há se este olho d'água
Filtrasse a sentina do mundo e da minha alma
E o nojo e a lama lavasse
E o ecopagão aos meus ouvidos recordasse
Qque o olho pro onde eu vejo Deus
É o mesmo olho por onde ele me vê

Por fim, fica uma frase que Wally e Caetano fazem referência na música.
Mais material filosófico para você pensar quando do seu ócio.


O olho com o qual vejo Deus
é o olho com o qual Ele me vê

(Meister Eckhart)

0 comentários: