Multishow Especial

sábado, abril 01, 2006

O Multishow exibe na próxima quinta-feira um especial sobre o novo trabalho, ou melhor novos trabalhos, da cantora Marisa Monte, Universo ao Meu Redor, e Infinito Particular. Os novos discos expressam os sentimentos provocados pela maternidade provoca (aliás, foi este o principal motivo do ostracismo voluntário), e a relação da cantora com sua família, sua história, e como a música foi se inserindo nela.


Universo ao Meu Redor, o melhor dos dois, possui o repertório composto exclusivamente por sambas. Promove um "resgate" (não gosto muito deste termo, mas não consegui encontrar outro que se adequasse) dos sambas de tradição oral que a cantora convive desde criança por meio de seu pai, portelence convicto.
Universo inclui ainda uma composição inédita de Paulinho da Viola e uma faixa experimental, um samba bilíngue ("Statue of Liberty").
Trata-se aqui de um boteco cool. Seguramente um dos melhores discos do ano.


Infinito Particular apresenta uma forte tendência pop presente em todos os seus albuns, mas que neste ganha destaque, eu diria que o pop aqui está mais cru, há menos artifícios, menos interferência de outros gêneros e ritmos, nesse sentido trata-se de um album simples, menos cool, menos underground, mais acessível, o que necessariamente não o torna inferior aos seus melhores trabalhos Verde Anil e Amarelo Cor-de-Rosa e Carvão (1994) ou MM (1989).
Este último, inclusive, foi revolucionário ao inverter o processo comercial da indústria fonográfica, quando ao invés de gravar um disco em estúdio, sair em turnê e, posteriormente, lançar um eventual especial em vídeo, Marisa Monte iniciou uma turnê - "As canções que eu gostava de cantar" - produzida por Nelson Mota, lançou um especial exibido na extinta TV Manchete filmado em película e cuja direção, se não me falha a memória, ficou sob a responsabilidade de Walter Salles, e somemte um ano depois o disco com algumas das músicas do repertório dos shows foi lançado. Por sinal, Marina Lima fez o mesmo no final de 2005 com o show Primórdios, realizado no novo Auditório do Ibirapuera. O espetáculo obteve sucesso de público e crítica e foi eleito o melhor show do ano ao lado de Tempo Tempo Tempo Tempo, de Maria Bethânia.
Este disco é uma espécie homenagem ao seu filho, expressa a maternidade, possui um tom zen, relaxado, descompromissado e tranqüílo, contudo, este aspecto torna o disco um pouco cansativo, algumas músicas soam demasiadamente "canções de ninar", faixas se parecem ao ponto de se repetirem, principalmente porque todas possuem a mesma base instrumental.

Para promover o especial, o Multishow está exibindo teasers do especial nos intervalos de sua programação.

0 comentários: