sábado, novembro 18, 2006

em pontos de ônibus, filas de banco, andando pela rua, em lojas de departamento, há sempre diálogos muito interessantes... coloco alguns que eu coleciono ("traduzidos", inclusive)


- ni que a coisa aconteceu... [no que a coisa aconteceu...]

- você não tem cacique para falar isso comigo! [você não tem cacife para falar isso comigo!]

- não... não foi um acidente de grandes profissões, não... O motorista só feriu o superfilho esquerdo... [não... não foi um acidente de grandes proporções, não... O motorista só feriu o supercílio esquerdo... ]

- é isso aí e pronto final! [é isso aí e ponto final]

- no mímino no mímino... [no mínimo no mínimo...]

- Já comprou o aparelho de DDV? [Já comprou o aparelho de DVD?]

* DVD pode ser chamado também de "DDD"

- Ela cria os filhos cheia de filogamía! [sinceramente eu não sei o que "filogamia" quis dizer... imagino que seja filosofia, mas ainda assim não sei! Talvez seja "psicologia" ou "pedagogia"... ¬¬]


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
depois eu posto mais!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

**** Há ainda aqueles pequenos desvios que chegam a irritar um pouco aos ouvidos de alguns mais exigentes (ou pela exigência dos que ouvem ou porquê são erros, de fato, crassos), como aquelas trocas sutis de vogais, inversão de sílabas ou tonicidades truncadas, enfim! Por inzêmprio, substituir direitor por diretor ou ainda a famigerada encicoplédia por enciclopédia... já a troca de consoantes não só não é muito irritante como sempre acaba soando engraçado. "Tenha cremência de mim", "craro que eu vou", "o menino tá tocando aquele tecrado insuportável o dia todo". Formas subliminares de dominação e poder?! Craro, Cróvis! Não que este seja meu norte, mas existe, sim, muito e não pouco... Se classifica quem são as pessoas (e se definem determinados papéis, determinadas formas de posicionamento) a partir da maneira que elas falam, inclusive afirmar que há um "português correto" e um, supostamente "incorreto"... eu só me divirto com as viagens...

0 comentários: